DIA 21: PROGRAMAÇÃO DO FIF-BH

PALESTRA COM ISABEL FLORÊNCIO ENCERRA SEMANA DE ATIVIDADES DO FESTIVAL

Palestra sobre fotografia contemporânea alemã, realizada neste domingo, fecha semana intensa de atividades do FIF-BH, mas Festival continua até 25 de agosto com exposição “Espaços compartilhados da Imagem”

No último dia de atividades do FIF – Festival Internacional de Fotografia, Isabel Florêncio ministrou a palestra “Figuração na Fotografia Contemporânea Alemã”, no CentoeQuatro.

Pesquisadora no campo da intermidialidade, fotógrafa e curadora no eixo Brasil/Alemanha, a mineira, nascida em Belo Horizonte, apresentou ao público durante o encontro a obra de dez fotógrafos alemães. Os artistas apontados possuem trabalhos e trajetórias que dialogam com a proposta do Festival – “Espaços Compartilhados da Imagem” –, relacionando fotografia com outras artes, mídias e suportes.

Isabel Florêncio é graduada em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes (UFMG), possui mestrado em Comunicação Social (UFMG) e doutorado em Literatura Comparada e Sistemas Semióticos pela Faculdade de Letras (UFMG). Sua tese “Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea” estabelece uma relação entre as estratégias discursivas da fotografia de arte e a literatura a partir da década de 1970.

Festival continua com Exposição

Entre os dias 12 e 21 de julho, a programação do FIF-BH foi intensa com a realização de palestras, bate-papos, oficinas, leituras de portfólio e projeções, que totalizaram mais de 30 atividades. O Festival, entretanto, não chega ao fim.

exposição “Espaços Compartilhados da Imagem”, que reúne 32 artistas de 19 nacionalidades, continua aberta a visitação até o dia 6 de agosto, no CentoeQuatro, e até 25 de agosto no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, Museu Mineiro e estações Calafate, Central e São Gabriel do metrô de Belo Horizonte. As cerca de 300 obras que compõem a mostra se dividem entre seis espaços da capital desde o dia 4 de julho.

A curadoria da exposição, composta por Eduardo de Jesus, crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas; Patrícia Azevedo, artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG; e pelos coordenadores do festival, Bruno Vilela e Guilherme Cunha, buscou o diálogo entre as diversas linguagens e processos de construção da imagem. “Longe de delimitar um território, desenhar fronteiras rígidas ou construir uma visão panorâmica, a escolha dos trabalhos vindos da convocatória internacional do FIF aponta direções e caminhos múltiplos, contraditórios e provisórios que a fotografia tangencia nos dias de hoje em suas muitas formas de expressão”, explica a curadoria.

LOCAIS E DATAS:

Centro de Arte Contemporânea e Fotografia [Av. Afonso Pena, 737 – Centro] De 4 de julho a 25 de agosto de 2013
Horário de visitação: terça a sábado, de 9h30 às 21 horas; domingo, das 16 às 21 horas.

Museu Mineiro [Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários] De 9 de julho a 25 de agosto de 2013
Horário de visitação: terça, quarta e sexta-feira, das 10 às 19 horas; quinta-feira, de 12 às 21 horas; sábado e domingo, de 12 às 19 horas.

CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro] De 12 de julho a 6 de agosto de 2013
Horário de visitação: terça a domingo, de 14 às 22 horas

Estações do Metrô de Belo Horizonte
ESTAÇÃO CALAFATE [Rua Extrema, nº. 120 – Calafate] ESTAÇÃO SÃO GABRIEL [Av. Cristiano Machado, 5.600 – Bairro São Paulo] ESTAÇÃO CENTRAL [Praça Rui Barbosa, s/nº – Centro] De 12 de julho a 25 de agosto de 2013
Horário de visitação: todos os dias, de 5h15 às 23 horas