DIA 18: PROGRAMAÇÃO FIF-BH

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA TRAZ SIMON NJAMI PARA BH

Fotografia contemporânea africana foi tema de palestra com o camaronês Simon Njami. Conversas com Eugênio Sávio e João Castilho também fizeram parte da programação desta quinta-feira

Eugênio Sávio foi o primeiro convidado do FIF – Festival Internacional de Fotografia nesta quinta-feira, dia 18 de julho. No Espaço TIM UFMG do Conhecimento, às 10 horas, o mineiro falou sobre sua trajetória como produtor cultural e fotógrafo. Eugênio participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo e os Jogos Olímpicos de Pequim.

Durante a tarde, às 16 horas, mais uma edição do Circuito Café: desta vez, foi João Castilho que esteve no CentoeQuatro para um bate-papo com o público. O premiado artista visual discutiu seu trabalho, em uma tarde regada a café e prosa.

A noite foi reservada para o camaronês Simon Njami, curador independente e crítico de arte. No Café do CentoeQuatro, Njami ministrou a palestra “A fotografia contemporânea africana: uma ponte entre Europa e África”.

Por 20 anos, Simon foi um dos co-fundadores da publicação Revue Noire, sediada em Paris, que circulou entre 1991 e 2001 com objetivo de promover a arte contemporânea africana. De 1997 a 2007, Simon Njami trabalhou como curador da Bienal de Fotografia Africana Rencontres de Bamako e da África Remix: Contemporary Art of a Continent. Também atuou como co-curador, com Fernando Alvim, do primeiro Pavilhão Africano na 52ª Bienal de Veneza em 2007.

Imagens na cidade

Bem na esquina entre a Avenida Cristovão Colombo e Rua Santa Rita Durão, nos arredores na Praça da Liberdade, um dos prédios históricos chamava a atenção dos passantes. Na noite do dia 18, foram projetados na fachada do edifício ensaios autorais produzidos dentro da programação do FIF-BH.

As projeções são um desdobramento da Maratona Fotográfica, atividade que, entre os dias 5 e 15 de julho, mobilizou 20 fotógrafos para produzir imagens na cidade de Belo Horizonte. Durante este período, os artistas se reuniram com quatro orietandores – Leo Drumond (Nitro), Leonardo Costa Braga, Rodrigo Mendes e Daniel Moreira – em cinco encontros voltados para a reflexão. Os trabalhos também serão projetados em prédios da cidade nos dias 19 e 20 de julho.

Texto: Cobertura Colaborativa do FIF-BH 2013