DIA 13: PROGRAMAÇÃO FIF-BH

PALESTRA COM DANIELLA GÉO NO FIF-BH

Relação entre documento e arte na fotografia foi o tema da palestra “Espaços Compartilhados da Imagem”, com Daniella Géo

palestra de abertura “Espaços Compartilhados da Imagem”, ministrada por Daniella Géo, realizada neste sábado, dia 13, marcou o início do período mais intenso de atividades do FIF – Festival Internacional de Fotografia. Até o dia 21 de julho, mais de 30 eventos – como palestras, oficinas, bate-papos, projeções em prédios da cidade e leituras de portfólio – vão movimentar Belo Horizonte.

Por cerca de duas horas, Daniella Géo, brasileira radicada na Bélgica, PhD em Arte Contemporânea e Fotografia pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, na França, conduziu a conversa sobre a relação entre documento e arte na fotografia. Tendo como ponto de partida a fotografia documental, Daniella Géo discutiu, especificamente,  o reemprego de imagens pré-existentes. Ao longo da palestra, foram citados vários exemplos de obras fotográficas e artistas que trabalham com a apropriação de outras imagens, entre eles, Rosângela Rennó e João Castilho.

Ambos os artistas fazem parte da programação do FIF-BH – João Castilho participa do Circuito Café, na quinta-feira 18 de julho, às 16 horas no Café do CentoeQuatro; Rosângela Rennó lança o livro “Menos Valia [leilão]” e participa de mesa redonda no sábado, dia 20 de julho, às 17 horas, também no Café do CentoeQuatro.

FIF-BH: segundo dia

No domingo, dia 14, a programação do Festival conta com uma série de lançamentos de livros e bate-papo com os autores, a partir das 15h. A primeira atividade é o lançamento de Sonho Branco, de Eliane Veloso. Às 16h, Patrícia Gouveia lança Imagens posteriores (2012) e Membranas de luz: os tempos na imagem contemporânea (2011) e, às 17h, é a vez de Antonio Fatorelli apresentar a obra Fotografia Contemporânea – entre o cinema, o vídeo e as novas mídias, em um encontro apoiado pelo Foto em Pauta. A última atividade de hoje é o lançamento dos livros Rota Raiz, de Pedro David, e Moscouzinho, de Gilvan Barreto, às 18h. Todos os eventos serão realizados no CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104, Centro].

Texto: Cobertura Colaborativa do FIF-BH 2013