PROGRAMAÇÃO OFICIAL: FIF-BH

FIF-BH APRESENTA PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Em sua primeira edição, FIF – Festival Internacional de Fotografia conta com exposição internacional, palestras, oficinas, leituras de portfólio, bate-papos e atividades educativas. Conheça a programação oficial do FIF-BH

Entre os dias 4 de julho e 25 de agosto, a capital mineira será um polo de discussão e reflexão sobre a imagem fotográfica no Brasil e no mundo com o 1º FIF – Festival Internacional de Fotografia. A programação do Festival inclui a Exposição Internacional “Espaços Compartilhados da Imagem”, palestras, bate-papos com experientes fotógrafos, oficinas, uma maratona fotográfica, projeções em prédios da cidade e leituras de portfólio.

Com programação ampla, que se desenrola por mais de 50 dias de atividades, o Festival reúne cerca de 20 convidados, do Brasil e do mundo, para discutir e estimular processos de produção e pensamentos fotográficos. Além de trazer à cidade de Belo Horizonte obras de importantes artistas internacionais – a grande exposição internacional conta com cerca de 300 trabalhos produzidos por 32 artistas de 19 nacionalidades – o FIF-BH conta com outras seis linhas de ações voltadas para a prática e a reflexão.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

>> EXPOSIÇÃO “ESPAÇOS COMPARTILHADOS DA IMAGEM”

Dentre mais de 1.000 inscritos, vindos de 73 países, foram selecionados 32 artistas, de 19 nacionalidades, oriundos de 4 continentes para a Exposição “Espaços Compartilhados da Imagem”. Entre os dias 4 de julho e 25 de agosto, cerca de 300 obras se dividem entre quatro espaços culturais de Belo Horizonte. “A escolha dos trabalhos vindos da convocatória internacional do FIF aponta direções e caminhos múltiplos, contraditórios e provisórios que a fotografia tangencia nos dias de hoje em suas muitas formas de expressão”, explica a curadoria composta por Eduardo de Jesus, crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas; Patrícia Azevedo, artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG; e pelos coordenadores do festival, Bruno Vilela e Guilherme Cunha.

Aberturas: 

DIA 4: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, às 19 horas
DIA 9: Museu Mineiro, às 19 horas
DIA 12: CentoeQuatro, às 19 horas
DIA 12: Estações do metrô de Belo Horizonte

Locais e datas:

Centro de Arte Contemporânea e Fotografia [Av. Afonso Pena, 737 – Centro] De 4 de julho a 25 de agosto de 2013
Horário de visitação: terça a sábado, de 9h30 às 21 horas; domingo, das 16 às 21 horas.

Museu Mineiro [Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários] De 9 de julho a 25 de agosto de 2013
Horário de visitação: terça, quarta e sexta-feira, das 10 às 19 horas; quinta-feira, de 12 às 21 horas; sábado e domingo, de 12 às 19 horas.

CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro] De 12 de julho a 6 de agosto de 2013
Horário de visitação: terça a domingo, de 14 às 22 horas

Estações do Metrô de Belo Horizonte
ESTAÇÃO CALAFATE [Rua Extrema, nº. 120 – Calafate] ESTAÇÃO SÃO GABRIEL [Av. Cristiano Machado, 5.600 – Bairro São Paulo] ESTAÇÃO CENTRAL [Praça Rui Barbosa, s/nº – Centro] De 12 de julho a 25 de agosto de 2013
Horário de visitação: todos os dias, de 5h15 às 23 horas

 

>> MARATONA FOTOGRÁFICA

Selecionados a partir de um edital público, 20 fotógrafos participarão da Maratona Fotográfica, evento que irá mobilizar artistas durante os dias 5 e 10 de julho para a produção de trabalhos autorais na cidade de Belo Horizonte. Além de promover o fomento da produção de artistas locais, as atividades da Maratona foram pensadas de forma que permitissem compartilhar, de forma abrangente, a produção realizada dentro do festival. “A Maratona é uma atividade baseada na troca de experiências entre os artistas e também com a própria cidade. Ao longo de dez dias, os fotógrafos são estimulados a percorrem as ruas de Belo Horizonte para a construção de imagens e se valem da própria cidade para projetar essa visualidade, passado por um filtro de intenção poética”, destaca Guilherme Cunha, um dos idealizadores e coordenadores do FIF-BH.

Orientação e produção: de 05 a 15 de julho
Orientadores: Leo Drumond (Nitro), Leonardo Costa Braga, Rodrigo Mendes e Daniel Moreira
Local: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (CACOF) [Av. Afonso Pena, 737 – Centro]

PROJEÇÕES – Locais e horários:

DIA 17
19H_
Esquina entre Rua da Bahia e Av. Afonso Pena

DIA 18
20H ÀS 23H_Praça da Liberdade

DIA 19
20H ÀS 23H_Esquina entre Rua da Bahia e Av. Augusto de Lima

DIA 20
20H ÀS 23H_Esquina entre Rua dos Tupinambas e Av. Amazonas

>> PALESTRAS

Entre os dias 13 e 21 de julho, o CentoeQuatro recebe, como parte da programação do FIF – Festival Internacional de Fotografiadoze palestras que pretendem apresentar ao público um panorama do processo de produção fotográfica, desde sua origem até os dias de hoje. Importantes nomes das artes visuais como Daniella Géo, brasileira radicada na Bélgica, PhD em Arte Contemporânea e Fotografia pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, na França; Rosângela Renno, fotógrafa nascida em Minas Gerais, residente no Rio de Janeiro, doutora em Artes pela Escola de Comunicação e Artes/USP; e o camaronês Simon Njami, curador independente, crítico de arte e um dos co-fundadores da publicação Revue Noire, sediada em Paris, que circulou por 20 anos com o objetivo de promover a arte contemporânea africana.

Local: CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104, Centro] Clique aqui para saber mais informações

>> CAFÉ-ENCONTROS

Entre os dias 15 e 19 de julho, as manhãs e as tardes da programação do FIF-BH serão reservadas para um café e um dedo de prosa. O Espaço TIM UFMG do Conhecimento (a partir das 10 horas) e o CentoeQuatro (a partir das 16 horas), recebem nove artistas que, em um momento descontraído, apresentarão seus trabalhos e participarão de bate-papo com o público.
Espaço TIM UFMG do Conhecimento [Praça da Liberdade, s/n, Funcionários] Horário: 10 horas

Márcio Rodrigues – dia 16 de julho
Marcilio Gazzinelli – dia 17 de julho
Eugênio Sávio – dia 18 de julho
Paulo Baptista – dia 19 de julho

CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104, Centro] Horário: 16 horas

Daniel Moreira – dia 15 de julho
André Hauck – dia 16 de julho
Dirceu Maués – dia 17 de julho
João Castilho – dia 18 de julho
Felipe Bertarelli – dia 19 de julho

 

>> ATIVIDADES EDUCATIVAS

Com objetivo de estimular a mediação cultural e ampliar o universo de compreensão sobre a arte, fazem parte da programação do FIF – Festival Internacional de Fotografia atividades voltadas para professores e estudantes da rede de ensino de Belo Horizonte. As ações educativas do FIF-BH estruturam-se em torno de três frentes: produção de material de apoio para professores, a ser utilizado em sala de aula; oficina de férias para crianças; e visitas à Exposição “Espaços Compartilhados da Imagem”, mediadas pela equipe do programa educativo em artes visuais da Fundação Clóvis Salgado. As ações, coordenadas por Emmanuela Tolentino, visam possibilitar que o público, utilizando suas próprias percepções, experiências e repertório, amplie seu universo de compreensão sobre a arte.

Encontro com professores: dia 5 de julho, das 13 às 18 horas
Local: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (CACOF) [Av. Afonso Pena, 737 – Centro] Oficina de férias: de 16 a 19 de julho
Locais: Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (CACOF) [Av. Afonso Pena, 737 – Centro] e
Palácio das Artes [Av. Afonso Pena, 1537 Centro] AGENDAMENTO de visitas através do 3236-7471 ou pelo e-mail educativo.artesvisuais@fcs.mg.gov.br.

>> LEITURAS DE PORTFÓLIO

Importante momento formativo, já tradicional em festivais de fotografia, as leituras de portfólio possibilitam que fotógrafos iniciantes e profissionais se conheçam e compartilhem experiências e referências. Entre os profissionais que participam das leituras estão o artista plástico e fotógrafo, mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA Alexandre Sequeira; a curadora Daniella Géo, brasileira radicada na Bélgica, PhD em Arte Contemporânea e Fotografia pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, na França; a pesquisadora no campo da intermidialidade, fotógrafa e curadora no eixo Brasil/Alemanha Isabel Florêncio Pape; e o artista norte-americano e professor da University of Kansas (EUA) Daniel W. Coburn.

Inscrição para as leituras de portfólio: até o dia 30 de julho, através do site www.fif.art.br
As inscrições são gratuitas.
Resultado: até dia 4 de julho
Encontros: nos dias 16 e 17 de julho, no Museu Mineiro [Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários, Belo Horizonte/MG]

>> OFICINAS

Entre os dias 12 e 21 de julho, seis oficinas serão ofertadas pelo FIF – Festival Internacional de Fotografia. Alinhadas ao tema geral deste FIF-BH, “Espaços Compartilhados da Fotografia”, as oficinas são um momento em que reflexão e prática se encontram. As atividades serão ministradas por nomes de destaque na área como Alexandre RomarizDaniel Moreira, David Magila, Dirceu Maués, João Castilho e Pedro David, apresentam diferentes práticas e olhares sobre a fotografia.

Inscrições para oficinas: até 5 de julho
Valores: R$ 300,00
Local: CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104, Centro]  Clique aqui para saber mais informações