INSCRIÇÕES ABERTAS: Oficinas

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA FOTOGRÁFICA

1º Festival Internacional de Fotografia promove, entre os dias 12 e 21 de julho, oficinas que propõem reflexões e práticas fotográficas. Interessados podem se inscrever nas atividades formativas até o dia 5 de julho

Estão abertas as inscrições para seis oficinas ofertadas pelo FIF – Festival Internacional de Fotografia. Os interessados podem se inscrever através do site oficial até o dia 5 julho. Em sua primeira edição, o festival, que acontece entre os dias 12 e 21 de julho, transformará a capital mineira em polo de convergência para a discussão e a reflexão sobre a imagem fotográfica no mundo. Além das oficinas, uma grande exposição internacional, leituras de portfolio, palestras, projeções e encontros compõem a programação do evento.

Idealizado e coordenado por Bruno Vilela e Guilherme Cunha, o 1º FIF-BH tem como tema geral “Espaços Compartilhados da Fotografia” – o objetivo principal do festival é promover o diálogo entre a produção de diferentes lugares do mundo e o encontro entre fotografia e outras linguagens artísticas. “O FIF é um festival mais voltado para as poéticas visuais. Privilegiamos o pensamento sobre o campo expandido das imagens, explorando a fotografia em diálogo com diversas outras mídias e plataformas de expressão sensível”, explica Guilherme.

Alinhadas ao tema geral deste FIF-BH, as seis oficinas, ministradas por nomes de destaque na área como Alexandre Romariz, Daniel Moreira, David Magila, Dirceu Maués, João Castilho e Pedro David, apresentam diferentes práticas e olhares sobre a fotografia. “As oficinas representam um momento em que reflexão e prática se encontram no festival. É uma oportunidade para encontros e trocas”, afirma Bruno.
FIF-BH: Convocatória internacional

Em convocatória internacional encerrada no último dia 20 de maio, o FIF recebeu mais de 1.100 inscrições de trabalhos produzidos por artistas de 54 países. As obras serão analisadas pelos curadores Eduardo de Jesus, crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas; Patricia Azevedo, artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG; e pelos coordenadores do festival, Bruno Vilela e Guilherme Cunha.

Os trabalhos selecionados serão divulgados até o dia 8 de junho e integrarão a Grande Mostra Internacional do FIF-BH, que ocupará diferentes espaços culturais de Belo Horizonte entre os dias 12 de julho e 6 de agosto. Orientada pelo pensamento sobre os espaços compartilhados da fotografia, a mostra irá reunir trabalhos em diferentes formatos e plataformas produzidos por artistas de diferentes origens e olhares.

Esta edição do festival é patrocinada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

 

FIF – Festival Internacional de Fotografia  [12 a 21 de julho]

Inscrições para oficinas: até 5 de julho, através do site https://www.fif.art.br/

Valores: R$ 300,00

Local: CentoeQuatro [Praça Ruy Barbosa, 104, Centro]

Confira a ementa de todas as oficinas:  https://www.fif.art.br/?cat=13